ADAPTAÇÃO ESPIRITUAL

"Comunicação singular: a pessoa diz coisas e compartilha de fardos em oração que não seria capaz de fazer em qualquer outra circunstância."


O homem é criatura intensamente espiritual. Quanto mais velho fica, mais se torna cônscio desse fato. Pascal, o grande físico e filósofo, disse: "Há um vazio em forma de Deus, no coração de cada homem, que não pode ser preenchido por qualquer coisa criada, mas somente por Deus, o Criador, que se revela a nós através de Cristo". Quando Jesus é convidado a ser Senhor e Salvador, esse vazio é preenchido. Por causa da presença de Jesus Cristo a pessoa pode ter comunhão com Deus - uma comunhão que enriquecerá todas as áreas de sua vida.

Gálatas 5:22 descreve a obra do Espírito de Deus na vida do crente. Na medida em que ele se submete ao Espírito Santo, começa a desenvolver, de maneira crescente, amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, fé e domínio próprio. Jesus salienta o princípio universal de que a pessoa ceifa o que semeia; por conseguinte, o amor (ou qualquer outro atributo) que é dado será constantemente devolvido ao doador. Segue-se, então, que aquele que dá e recebe atributos espirituais terá, sem dúvida, um casamento agradável e satisfatório.

Creio que a área espiritual é a mais importante dentro da adaptação matrimônial. A pessoa não pode fazer uma adaptação física satisfatória, a não ser que primeiro se adapte mentalmente. A adaptação mental é tão cheia de complexidade, e cada um de nós é tão vulnerável e egoísta — o que retarda essa adaptação — que os problemas dessa área não são fáceis de ser resolvidos. Mas tenho observado que uma vida espiritual profunda facilitará grandemente a adaptação mental. A Bíblia ainda é o maior livro sobre o comportamento humano, e é na proporção em que duas pessoas se relacionam com Deus e Sua Palavra que encontrarão os princípios para ajudá-los em sua adaptação mental. Cinco aspectos da adaptação espiritual, que podem tornar o casamento emocionante, são apresentados em seguida para consideração do leitor "Comportamento Cristão Coerente"