Comportamento Cristão Coerente


Você é a chave para a vida espiritual do seu casamento. 

O Dr. Henry Brandt, psicólogo cristão, salienta que pais adequados precisam antes ser cônjuges adequados, mas antes que você possa ser um cônjuge adequado, precisa ser uma pessoa adequada. Portanto, o comportamento cristão coerente no lar é a chave para a adaptação espiritual. O que você é no lar é o que você realmente é. Seu cônjuge não demorará a descobrir exatamente quem você é. Se você não é coerente em seu relacionamento com Deus, não tem um ponto de vista espiritual acertado para fazer a devida adaptação mental ou física.

Uma grande pressão não muda a pessoa; somente revela o que ela é. As pressões da vida íntima do lar trazem à superfície reações à vida que não foram planejadas. Essas reações irão lhe mostrar quem você é. Por exemplo, se você tem a tendência de "explodir" ou de gritar ou chorar, quando se torna tenso ou perturbado, a situação surgida em geral não é tão importante como o seu fracasso em reagir de maneira cristã. Deus diz a você: "A minha graça te basta". Reações egoístas são indicação de que você não está usando essa graça que Deus oferece. Por exemplo, suponhamos que seu cônjuge diga algo sarcástico e descaridoso a você; em vez de receber isso com delicadeza, você reage com palavras duras — você pecou. Seu cônjuge também, mas você não é responsável pelo pecado dele; você é responsável diante de Deus só por seu próprio pecado.

Para conseguir agir como você deseja, e não simples¬mente reagir a uma situação, não desculpe seu comportamento, independente daquilo que o provoque. Vá a Deus e confesse seu pecado, pedindo-Lhe que lhe dê um espírito amável. Em seguida, confesse suas palavras pesadas ou seu comportamento a seu cônjuge, de modo que a sua consciência fique limpa. Ao se deitarem, à noite, muitas pessoas ficam perturbadas com as palavras descaridosas que voltam à sua mente e as perseguem. Fraquezas e fracassos se acumulam, até que a pessoa sente que ela é um fracasso, ao invés de sentir que fracassou temporariamente. Então ela perde o seu senso de valor como pessoa. Aquele que enfrenta cada fracasso como um pecado e alcança o perdão de Deus (I João 1:9) não terá de viver com a consciência a persegui-lo e acusá-lo. De fato, os que enfrentam seu fracasso e o confessam - e pedem ajuda de Deus -verificarão que Ele oferece um remédio para isso. Reflita na promessa de Deus, contida em I Coríntios 10:13: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, junta¬mente com a tentação vos provera livramento, de sorte que a possais suportar".

Se você não reagir ao seu cônjuge com rancor e palavras duras, será que ele irá ofendê-lo ou tirar vantagem de você? Em geral isso não acontece. A Bíblia diz que "a resposta branda desvia o furor" (Provérbios 15:1). E preciso que haja dois para haver uma discussão; se você se recusar, a discussão termina. Muito problema familiar poderia ser evitado se um dos dois cônjuges seguisse a orientação de Deus, e não os seus próprios desejos egoístas. Esta ilustração é só uma das muitas áreas em que uma atitude coerente com os princípios de Deus abrirá o caminho para um ajustamento matrimonial feliz.
A coerência no lar é importante. A pessoa não tem de ser perfeita para manter o respeito do seu cônjuge, mas se agir piedosamente na igreja, e de maneira oposta no lar, ele perderá o respeito por você.

A falta de coerência se torna mais evidente quando surgem os filhos. Depois de anos de observação, cheguei à conclusão de que os melhores jovens da nossa igreja ou procedem de lares cristãos consagrados ou de lares não crentes. Via de regra, lares cristãos medíocres não produzem jovens consagrados. A razão? Incoerência. Incoerência é uma forma de hipocrisia. O filho cujos pais não se dizem crentes ou religiosos, pode compreender o comportamento dos pais, porque não são crentes. Todavia, o jovem que vê os pais assumirem posições de liderança na igreja local e depois os vê em rixas e contendas no lar terá dificuldade em aceitar esse duplo padrão. Por essa razão é mister que o crente busque e siga a direção de Deus em seu viver diário. Pensar, falar e agir de acordo com a nossa fé produz paz emocional e comportamento coerente.


Vida Devocional

0 vazio espiritual no homem é preenchido pelo Espírito Santo, quando ele aceita a provisão de Deus para a sua alma: Jesus Cristo. Disse Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). 

Quando a pessoa pede que Jesus Cristo dirija a sua vida, tem início a sua vida espiritual. Tem então acesso à ajuda e à direção de Deus, e esse novo elemento espiritual lhe oferece tão grande poder para mudar que a Bíblia diz ter ele "nascido de novo". A pessoa nasce pela primeira vez fisicamente. E nasce pela segunda vez quando aceita a vida espiritual por meio de Jesus Cristo. Cuidar da vida espiritual é tão importante como cuidar da vida física. Deus quer que cada crente cresça na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, e esse crescimento vem somente através da Palavra de Deus. 

Assim a pessoa alimenta o corpo três vezes ao dia, vinte e uma vezes por semana, e assim precisa nutrir sua alma diariamente também. E o alimento necessário é a Palavra de Deus. Mesmo que sejam de cinco a vinte minutos por dia, gastos na leitura da Bíblia e na meditação nas palavras de Deus, isso ajudará a pessoa a viver uma vida cristã coerente.