Vida Social


Outra área significativa da adaptação mental é a vida social. Deus criou o homem para ter comunhão com Ele e seus semelhantes. Porém, vocês descobrirão que interesses e desinteresses sociais — que vocês nunca imaginaram existissem — surgirão após o casamento. Um ma¬rido, entusiasta do esporte, e sua esposa, amante da música, tiveram a seguinte conversa, um ano após se casarem. Ele indagou: "Por que você não vai mais comigo aos jogos de futebol? " Ela disse: "Bem, é que não entendo de futebol, e nem gosto". Exasperado, ele retrucou: "Não entendo. Quando estávamos namorando, você nunca se recusou a ir a um jogo comigo, e parecia gostar". A resposta dela foi esclarecedora: "É fácil de explicar. Eu gostava tanto de estar com você que não me importava onde você ia". Então ela indagou: "Por que você não me leva mais para assistir a concertos, como fazia quando éramos noivos? " Ele respondeu: "Eu simplesmente não tolero música clássica!"
De repente, ambos perceberam o fato de que nos dias de seu noivado o amor era tal que os tornava insensíveis às suas diferenças sociais. O prazer de estarem juntos fazia com que as coisas desagradáveis parecessem agradáveis. Esse esclarecimento surgirá para quase todos os casais, em diversos aspectos de sua vida social, após o casamento. Aquele casal analisou suas diferenças, e, cada qual levando em conta as preferências do outro, concordaram em que a esposa iria com o esposo aos esportes, e ele a levaria aos concertos. Pacientemente, ele lhe ensinou as regras do futebol, e ela acabou se tornando torcedora entusiasta. Por outro lado, ele obteve maior apreciação pela música clássica, de modo que um concerto já não é "tortura" para ele.
Todos estamos sujeitos a mudanças, e, muitas vezes, aquilo de que gostamos não se baseia apenas em pre¬conceitos ou experiências desagradáveis do passado.
Sendo nós criaturas que se aferram aos hábitos, podemos cultivar novos prazeres, tanto quanto novos desprazeres.

Amigos são Importantes

Os casais gostam da companhia de outros casais. Descobrem logo que os amigos do tempo de solteiros têm interesses e horários diferentes, de modo que, a não ser que os amigos também se casem, terão de formar novos círculos de amizade.
Os amigos muito nos influenciam, sobretudo se cultivamos a sociabilidade com eles. É importante, pois, que os crentes descubram outros crentes para serem amigos chegados. Além deles, terão também outros amigos. Peça ao Espírito Santo que os ajudem a levá-los a Cristo. Mas vocês precisarão de amigos crentes que os ajudem a crescer na fé.
O melhor lugar para se encontrar camaradagem cristã é a igreja. Tomem parte ativa na Escola Dominical e procurem participar com o grupo de sua idade. Convidem casais para irem à sua casa, e façam-se amigos deles. O antiqüíssimo princípio que diz: "Aquele que quiser ter amigos, deve primeiro ser um amigo", é verdadeiro também para os casais. Uma coisa que se deve lembrar é que a vida social não deve cessar depois do casamento. Naturalmente, vocês não poderão ter a mesma vida social intensa que tinham quando ainda eram solteiros, exatamente porque agora o dinheiro está sendo gasto em coisas mais importantes e permanentes do que antes. Todavia, vocês precisam relaxar juntos, fora do lar, de vez em quando. Essa área é outra em que a adaptação pode ser feita por entendimento e consideração mútua.